21 de fevereiro: Dia nacional do imigrante italiano no Brasil

Você sabia que o dia nacional do imigrante italiano no Brasil é comemorado em 21 de fevereiro. Vale lembrar que os primeiros italianos que chegaram ao Brasil foram trazidos pelo navio a vapor “La Sofia” e desembarcaram no dia 21 de fevereiro de 1874.

Em 3 de junho de 2008, entrou em vigor a Lei Federal nº 11.687, que instituiu em nosso país o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data foi criada para homenagear os primeiros imigrantes que pisaram em solo brasileiro e também serve como uma forma de estreitamento dos laços existentes entre as duas Nações ao longo de todos esses anos.

De acordo com os dados estimados pela Embaixada da Itália no Brasil, existem aproximadamente 30 milhões de descendentes italianos, sendo que esta quantidade coloca o país no topo da lista dos países com mais descendentes de italianos no mundo.

O aumentado número de imigrantes italianos vindos para o Brasil durante os séculos XIX e XX ocorreu, basicamente, pelo grande fluxo migratório e pelas políticas de incentivo à imigração realizadas por ambos os países.

Os imigrantes geraram grande influência italiana na cultura e nos costumes dos brasileiros que aqui já estavam, influência esta que se faz presente ainda nos dias de atuais. Podemos observá-las, por exemplo, na nossa alimentação, onde consumimos quantidade elevada de massas (pasta), inclusive as famosas pizzas e a tradicional macarronada do almoço dos domingos em família.

A comemoração do “Dia Nacional do Imigrante Italiano” nada mais é do que uma forma de agradecimento a todos aqueles que tiveram a coragem de sair de seu país natal, emigrar para uma terra desconhecida e ajudar a construir nela uma nova história. Podemos dizer que foi até mesmo construída uma nova nação.

Há que se mencionar que a data celebra também a relação entre Brasil e Itália, que ao longo de todos esses anos só se fortaleceu, inclusive, com a realização de inúmeros Acordos e Tratados Internacionais de Cooperação.

Ressalta-se, inclusive, que no ano de 2003 foi criado o Grupo Parlamentar Brasil-Itália, composto por parlamentares/deputados de ambos os países (ítalo-brasileiros) que trabalham para o fortalecimento das relações econômica, comercial, política e cultural em seus respectivos parlamentos.

Com a identidade existente entre as duas nações e o estreitamento no relacionamento, a cooperação mútua passou ser um objetivo, pelo que assinaram vários Acordos e Tratados Internacionais nos âmbitos de desenvolvimento tecnológico, cultural, científico, cooperação judiciária, na área previdenciária, intercâmbios para estudos, dentre outros.

O que podemos dizer hoje da relação entre Brasil e Itália é que são países muito próximos, sempre em movimento de aproximação e estreitamento de relações.

Afinal, como não ter essa imensa conexão se grande parte da população brasileira tem sua origem ancestral neste país tão amado pelos brasileiros?

Como não se emocionar, se nos almoços de domingo se reúnem em volta da mesa para realizar uma boa refeição em família ao modo italiano!?

Arrivederci!