Confira o que é preciso para requerer a cidadania italiana

Para ser um cidadão italiano, ou seja, obter a dupla cidadania é preciso preencher alguns requisitos, como: por ascendência, por casamento e por tempo de residência, como:

Por ascendência – Se você é descendente de imigrantes europeus, poderá pleitear. Trata-se da maneira mais comum de obtê-la e é importante ressaltar que cada país tem as suas regras para que as pessoas possam adquirir a nacionalidade. O mais comum é que filhos ou netos de imigrantes (em alguns casos, também bisnetos) possam ser considerados cidadãos legítimos nas respectivas nações de origem.

Por casamento – Pessoas casadas com cidadãos italianos também têm direito à cidadania europeia após alguns anos de casamento. No entanto, é preciso, principalmente, tempo mínimo de matrimônio de três anos e fluência no idioma italiano.

Por tempo de residência – Quem mora na Europa de maneira legalizada — seja com visto de trabalho, estudante ou outro tipo de visto — também tem o direito à cidadania europeia após alguns anos. Este tipo de cidadania é concedidada em média, após cinco ou seis anos de residência no país.