O que é um visto de viagem?

O visto de viagem é um documento oficial emitido pelo Governo de um país para permitir a entrada e a permanência legal de estrangeiros.

Cada país tem suas leis e regras para a concessão e emissão de seus vistos, assim como há a existência de vários tipos de vistos, que são emitidos conforme o objetivo da visita do estrangeiro ao local destino e podem ser de turismo, estudante, trabalho, reagrupamento familiar, etc.
A responsabilidade para emissão do visto é do viajante que – após decidir o seu destino de viagem e antes de comprar a passagem – deve entrar em contato com o Consulado ou Embaixada do país para onde vai viajar e solicitar todas as informações para a emissão do visto, conforme o motivo de sua viagem.
Para cada tipo de visto existe um rol de documentos que será necessário submeter ao Consulado para a devida análise, assim como realizar o pagamento da referida taxa, se necessário e aguardar a resposta sobre o deferimento ou não da emissão do visto.

Vale dizer que a necessidade ou não da emissão do visto, o procedimento adotado e o tempo de processamento do visto são uma liberalidade de cada país.

Todavia, os países podem realizar “Tratados Internacionais” que são firmados como instrumentos que podem criar ou extinguir direitos ara estabelecer o equilíbrio entre as Nações.

Ressalta-se que já existem Tratados Internacionais entre países que extinguiram a necessidade de emissão de vistos, especialmente os de turismo para viajantes de alguns países específicos, que fazem parte do Tratado.

Entre esses Tratados podemos citar o acordo realizado entre Brasil e União Europeia que isenta da necessidade de vistos para países para estadias de curta duração, ou seja, estadias de até 90 (noventa) dias em um prazo de seis meses.

O objetivo de tais Tratados geralmente é facilitar o trânsito dos viajantes entre os dois países e fomentar negócios, em especial na área do turismo.

Assim, se você está pensando em viajar temos uma dica importante: não compre sua passagem antes de verificar se o país de destino exige a emissão de visto. Em caso positivo, verifique quais os documentos necessários e o tempo aproximado para receber a resposta do deferimento ou não do seu visto.

Com certeza, adotando essa postura você não correrá o risco de perder dinheiro comprando passagens e estadias no caso do seu visto ser negado ou não sair a reposta em tempo da viagem.

Seja esperto!