Tenho cidadania europeia: preciso de visto para entrar nos Estados Unidos?

A resposta é não. Um cidadão que possui a nacionalidade europeia pode ingressar nos Estados Unidos sem a necessidade de visto, pois, existe um Programa de Isenção de Vistos Visa Waiver Program (VWP).
Esse programa se refere a um acordo realizado entre o Governo dos Estados Unidos e alguns países, em especial, da Europa que tem o objetivo de permitir a entrada de viajantes dos países signatários a ingressarem em terras norte-americanas para viagem de turismo, negócios, com prazo não superior a 90 (noventa) dias sem a necessidade de visto.

No entanto, o programa não permite que o viajante trabalhe nos Estados Unidos, sob pena de ser deportado.

Vale esclarecer que a condição para viajar se utilizando do Programa de Isenção de Vistos (VWP) é a nacionalidade do viajante e não o local de nascimento ou sua residência.

Os cidadãos que podem se beneficiar do programa são os nacionais dos seguintes países: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Singapura, Suécia e Suíça.

O cidadão com nacionalidade europeia – além do benefício de não necessitar de visto para entrar e permanecer nos Estados por até 90 (noventa) dias – se tiver o objetivo de investir nos Estados Unidos ainda terá a vantagem de dispor de valores bem menores do que um cidadão que não possui a cidadania europeia como, por exemplo, um cidadão brasileiro.

Enquanto um cidadão brasileiro que não pode usufruir do Programa de Isenção de Vistos Visa Waiver Program (VWP), para empreender nos Estados Unidos precisa disponibilizar de um investimento de cerca de US$ 500 mil (quinhentos mil dólares), um cidadão europeu terá que realizar um investimento de US$ 100 mil (cem mil dólares).

Então, podemos dizer que possuir a cidadania europeia abre as portas para o mundo, pois, além de usufruir de todos os benefícios de morar, trabalhar, estudar em um dos países da União Europeia, o cidadão europeu ainda poderá ingressar nos Estados Unidos sem visto e se tornar um investidor na América com valores e regras muito mais acessíveis.

Não perca tempo, torne-se um cidadão europeu e comece a conquistar o mundo!